top of page
Sobre

Sobre

Caio Aguiar

Engenheiro Civil pela UNESA, Mestre em Projetos de Estruturas pelo PPE-Poli-UFRJ.

Experiência em projetos de estruturas de concreto desde 2012, atuando em empresas de referência nacional na área de engenharia estrutural como Noronha Engenharia, Portante Engenharia de Projetos e SBrasil Engenharia, participando de projetos de viadutos, portos e edificações de grande porte com a metodologia BIM.

Palestrante no X Congresso Brasileiro de Pontes e Estruturas 2018 sobre o dimensionamento de estruturas especiais de concreto armado pelo método de bielas e tirantes.

Valores

Compromisso com a qualidade, atendendo aos critérios de desempenho (Segurança, Conforto e Durabilidade) estabelecidos pelas normas da ABNT.

Sempre visando facilitar a execução da obra junto com a maior economia, utilizando o mínimo de materiais possível sem deixar de atender aos critérios de desempenho.

Serviços

Serviços

Elaboração de Projetos em BIM

Estruturas de Concreto

Alvenaria Estrutural

Fundações

Estruturas de concreto já executadas

Identificação de Patologias

Recuperação e Reforço de Estruturas

Autovistoria Predial

Vistoria Técnica

Laudo Técnico

Consultoria Técnica

Verificação de Projetos

Contato

Vamos conversar

Tel (21) 99670-5081

Siga nas redes sociais

  • Instagram - Cinza Círculo

Obrigado! Mensagem enviada.

Contato

Artigos Publicados

Este trabalho apresenta um estudo sobre a aplicação do método de bielas e tirantes no dimensionamento de estruturas especiais de concreto armado, como lajes e vigas com aberturas, vigas e pilares com seção variável, situações de aplicação de cargas direta e indireta, vigas parede, consolos curtos, blocos sobre estacas e sapatas. Na Norma Brasileira de Projeto de Estruturas de Concreto, ABNT NBR 6118:2014, é definido o método de bielas e tirantes como uma forma de solucionar as regiões de descontinuidade, com a exemplificação de algumas situações para sua aplicação. Neste trabalho foi exemplificada a aplicação do método a partir do modelo tridimensional de um edifício desenvolvido no “software” CAD/TQS. São analisados os resultados deste aplicativo comparando-os com resoluções manuais, a fim de avaliar de que forma estas regiões de descontinuidade são tratadas neste aplicativo.

© 2018 por Caio Aguiar. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page